Conheça as estratégias para a retenção de talentos em ambientes competitivos

A retenção de talentos é um desafio constante nas organizações, sobretudo, quando se trata de ambientes competitivos.  Diante disso, a equipe de Recursos Humanos precisa adotar múltiplas estratégias para manter os melhores profissionais em seu quadro de colaboradores, algo que vai muito além da oferta de benefícios corporativos e salários competitivos. Este processo envolve o…

A importância do Assessment Center no processo de seleção

Em nossa longa jornada na área de Consultoria de Recursos Humanos, uma das dúvidas mais recorrentes entre os clientes é: como encontrar os candidatos certos para preencher as posições-chave da empresa? São muitas as técnicas e os processos que precisam ser empregados para se chegar no resultado ideal, mas, com toda certeza, um dos diferenciais…

Conheça as soft skills mais desejadas no mundo corporativo atual

No mundo corporativo atual, onde as demandas evoluem mais rápido do que nunca, o diferencial que eleva os profissionais acima da média está nas chamadas soft skills. Nesse cenário, as soft skills mais desejadas do momento são comunicação, trabalho em equipe, adaptabilidade, criatividade, criticidade, gestão do tempo, inteligência emocional e senso de liderança. Claro que…

A importância do Compliance Trabalhista na gestão dos Recursos Humanos

O Compliance Trabalhista representa a garantia do cumprimento de leis, normas e regulamentos internos estabelecidos entre a empresa e os seus colaboradores. Essa prática vai além de uma mera conformidade burocrática, impactando diretamente também em aspectos cruciais como a experiência do funcionário, a reputação da empresa e a receita organizacional. A conformidade legal no ambiente…

Desafios e oportunidades: a jornada da liderança na Geração Z

A liderança no contexto da Geração Z é um desafio para os gestores, mas traz oportunidades ainda bastante inexploradas. Nascidos na era digital, entre 1990 e 2010, esses jovens trazem consigo uma familiaridade inigualável com as tecnologias emergentes, porém, alguns tem maior dificuldade em aplicar este benefício no ambiente profissional. Caracterizados pela grande criatividade, inovação…

Desenvolva equipes de alta performance para o seu negócio

Por Gustavo Campos de Souza* No mundo dos negócios, a construção e manutenção de equipes de alta performance são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Uma equipe de alto desempenho tem a capacidade de superar desafios, alcançar metas e inovar de forma consistente. O processo de formação de uma equipe de alta performance começa,…

O papel do recrutador no futuro do trabalho: como se adaptar a era da IA?

Por Gustavo Campos de Souza* A Inteligência Artificial (IA) está redefinindo o papel do recrutador no mundo atual, já que ela se tornou um catalisador para mudanças substanciais no processo de recrutamento e seleção nas consultorias e departamentos de Recursos Humanos, exigindo dos profissionais da área uma adaptação ágil e o desenvolvimento de novas habilidades.…

Automatização vs. humanização: como encontrar o equilíbrio certo para o uso de IA no trabalho de recrutamento

Por Gustavo Campos de Souza* A Inteligência Artificial (IA) tem se consolidado como uma ferramenta inovadora, especialmente para o trabalho de recrutamento e seleção de talentos. A excelente capacidade de processar grandes volumes de dados e utilizar padrões pré-estabelecidos agiliza consideravelmente os processos, principalmente quando se trata de tarefas repetitivas e burocráticas, como, por exemplo,…