Ao redor do mundo todo, principalmente após a pandemia da Covid-19, diversas empresas adotaram diferentes métodos de trabalho remoto. Isto inclui trabalhar não só de casa, em um ambiente de home office, como também de forma híbrida, em postos de trabalho dentro da própria empresa ou em outros tipos de espaços físicos.
Esta nova realidade já deixou de ser uma tendência de mercado e se estabeleceu como o que chamamos de “emprego do futuro”, fazendo com que as companhias abram postos de trabalho que já preveem a atuação flexível nas descrições dos cargos. Isto, porque, a modalidade se tornou uma demanda entre os profissionais, que desejam tomar as suas próprias decisões acerca da condução de suas rotinas de trabalho, em detrimento de uma melhor qualidade de vida pessoal.
Para implementar adequadamente esta modalidade nas empresas é muito importante que sejam considerados alguns pontos fundamentais, a fim de viabilizar o processo com maior assertividade e segurança para o negócio, proporcionando também bem-estar para o colaborador.
O primeiro tópico a ser considerado é a disponibilização de equipamentos e ferramentas de trabalho, a fim de oferecer todo o suporte material necessário para que o funcionário possa desempenhar as suas funções adequadamente, com uma boa ergonomia e a garantia de alta produtividade. O segundo é o uso de sistemas de gestão para acompanhamento e organização das tarefas e entregas diárias, dentro dos prazos necessários. O terceiro é a comunicação periódica, com escuta ativa entre gestores e colaboradores, por meio da utilização de comunicadores que permitam a troca de mensagens instantâneas e a realização de reuniões por videoconferências, para os alinhamentos e feedbacks necessários. O quarto é a implementação de sistemas para gestão da presença em tempo real, para o registro das horas de trabalho e a transparência nas atividades profissionais realizadas, a fim de acompanhar o rendimento e a atuação dos colaboradores. E, por quinto e último, é necessária a adoção de ações de incentivo para uma melhor administração do tempo, incentivando pausas regulares para descanso e alimentação, além da realização de atividades físicas, hobbies e outras atividades que proporcionem bem-estar.
Cada empresa deve avaliar a possibilidade da implementação do trabalho em formato híbrido ou totalmente remoto, de acordo com o tipo de atividade e/ou o cargo em questão, já que este é um diferencial competitivo valioso para a aquisição e retenção de talentos no mercado corporativo atual.
*Gustavo Campos de Souza é Diretor Executivo da Magna Executive Search