Seria possível existir burnout no home office? A resposta é sim! Muitas vezes, os funcionários são tentados a trabalhar em casa, já que se trata de uma opção que oferece a sensação de liberdade, independência, comodidade e facilidade, pois além de poupar o tempo de deslocamento, o home office permite maior flexibilidade na realização das tarefas diárias. No entanto, esta rotina, se mal administrada, pode levar ao esgotamento dos profissionais. Isto, porque, pode haver uma sobrecarga de funções ao compartilhar o ambiente de casa e os horários das atividades domésticas com a rotina de trabalho. Muitas vezes, soma-se ainda à isto, a falta de espaço e de equipamentos de escritório adequados, a negligencia dos períodos de pausas para descanso e refeições, bem como a redução da convivência e interação com a equipe de trabalho, por exemplo.
Para evitar este problema, os colaboradores devem tomar algumas medidas para se manterem produtivos e com uma rotina de vida saudável no home office. Isto envolve organizar os horários, acompanhar a produtividade diária, definir metas realistas e estabelecer limites. Além disso, eles devem fazer pausas e manter o almoço em horários regulares, para evitar se sentirem sobrecarregados. Se possível, é importante ainda criar um espaço de trabalho isolado do restante da casa, com todo o mobiliário e os equipamentos necessários, a partir do suporte que é oferecido pela empresa. Deve-se respeitar ainda os períodos de descanso, sem tratar assuntos de trabalho fora do horário da jornada, com exceção das urgências que podem acontecer.
Em alguns casos, quando for possível, adotar um escala de trabalho em formato híbrido ou ainda buscar mudar de ambiente de vez em quando, indo para uma cafeteria ou um coworking, podem ser estratégias interessantes para aliviar a tensão e o stress do trabalho. Ao adotar estas medidas, os funcionários podem manter um home office mais produtivo e evitar o esgotamento, aproveitando, assim, tudo o que esta modalidade de trabalho pode oferecer de melhor.
*Gustavo Campos de Souza é Diretor Executivo da Magna Executive Search