Será que um profissional satisfeito financeiramente entrega o mesmo resultado do que aquele que também se sente inspirado pela empresa na qual trabalha? Muitas consultorias de recursos humanos já avaliaram por meio de pesquisas de mercado e constataram que o resultado é “não”. Os dados apontaram, inclusive, que os funcionários inspirados entregaram o dobro de produtividade para as suas companhias.
Mas afinal, qual é a razão para este comportamento? A explicação é simples: uma vez que o profissional se sente parte integrante do ecossistema da empresa, compartilhando dos mesmos propósitos, interesses e da cultura organizacional da companhia, ele passa a se sentir motivado e feliz em dar o melhor de si nas atividades. E quando este sentimento ainda é associado à uma política de valorização do indivíduo, com a adição de reconhecimentos e benefícios pela companhia, isto gera uma relação de ganha-ganha, sendo extremamente benéfica para ambos os lados.
Por isso, ter boas condições de trabalho e uma cultura organizacional que prioriza o bem-estar dos colaboradores é primordial não apenas para a melhora dos índices e resultados da empresa, como também para a retenção de talentos, sendo um ponto estratégico a ser observado pelos profissionais de Gestão de Pessoas dentro das organizações. Um exemplo disto é que não é raro observarmos em nosso dia a dia, nas atividades de recrutamento, a recusa de vários profissionais em sair da empresa na qual estão, mesmo que tenham uma outra oportunidade de trabalho com proposta financeira maior, por não quererem abrir mão do ambiente e da cultura do seu empregador atual.
Levando em consideração este panorama, fica fácil entendermos que programas de desenvolvimento, plano de carreira e de salários são requisitos importantes para atrair talentos, mas não são mais fatores decisivos no cenário corporativo atual. Quando um funcionário se identifica com o propósito, as crenças e os valores da organização, tendo bem-estar em sua rotina de trabalho, isto passa a dar sentido à sua trajetória profissional, sendo uma carga de motivação e lealdade muito poderosa.