A “experiência do colaborador” passou a ser um conceito cada vez mais estudado e implementado pelas equipes de Recursos Humanos dentro das empresas, sendo uma jornada com início já no processo seletivo e que segue até o desligamento do funcionário. Para esta nova realidade, muitas mudanças e ajustes na cultura e no clima organizacional da empresa são necessários, sendo crucial a adoção de uma política de incentivos aos colaboradores, tais como: oportunidades internas, premiações, treinamentos, feedbacks, suporte para home office, criação de ambientes e estrutura que proporcionem o bem-estar corporativo, dentre outros aspectos. Todos estes fatores colaboram para elevar o nível de engajamento no trabalho e o comprometimento do colaborador com a empresa, proporcionando experiências positivas para todos os envolvidos.
Neste contexto, as vivências, percepções e os sentimentos dos colaboradores tornaram-se estratégicos para o sucesso dos negócios, quebrando diversos paradigmas que existiam nas organizações. Vanguardista nesta era, o Google lançou seu “jeito de trabalhar” e inovou completamente a forma de se fazer gestão de pessoas. A companhia foi uma das primeiras a proporcionar aos seus colaboradores flexibilidade de horário, vestuário livre, diferentes estações de trabalho, incentivando a autonomia nas decisões, estruturas amplas para alimentação, descanso e lazer e obtendo, com isso, grandes resultados de desempenho e produtividade.
A era da “experiência do colaborador” se consolidou após o surgimento do novo coronavírus, quando grande parte das atividades profissionais migraram para o home office. Porém, já há alguns anos, antes mesmo da pandemia, as relações de trabalho começaram a ser redesenhadas dentro das companhias. As empresas passaram a buscar novos meios de oferecer uma experiência satisfatória aos seus colaboradores, com a valorização da flexibilidade e do bem-estar no ambiente de trabalho, visando ampliar os índices de desempenho, promover a retenção de talentos e a reputação no mercado.
Aqui na MAGNA, a experiência do colaborador é algo levado a sério. Procuramos estar atentos, mesmo com todo time ainda em home office, às necessidades de cada membro da equipe. A manutenção do bem estar de cada funcionário nos ajuda a promover um clima saudável e a equipe sempre motivada com as demandas do dia a dia.