O novo cenário do mundo corporativo trouxe maior conectividade, ritmos mais rápidos e mercados em constantes mudanças. É claro que essas mudanças dentro das companhias e empresas afetaram o RH, afinal, se o mundo corporativo não é mais o mesmo, por que o seu RH seria?
Com o objetivo de acompanhar os avanços digitais e cobrir as necessidades do mercado atual, surgiu o RH 4.0.
A Indústria 4.0
Antes de falar sobre RH 4.0, precisamos falar sobre a Indústria 4.0. O termo foi usado pela primeira vez pelo governo alemão em 2011, para falar sobre a junção das novas tecnologias e do mundo como conhecemos hoje.
Mas essa tecnologia não impactou somente as relações humanas, as relações profissionais também sofreram mudanças.
O que é o RH 4.0?
Diante desse novo cenário, o RH 4.0 foi uma resposta da área à entrada de soluções tecnológicas em seus processos. Ele é sustentado por três pilares: tecnologia, gestão comportamental e estratégia.
As empresas precisaram adotar medidas em suas rotinas que atendiam as necessidades dos profissionais do mercado e os avanços tecnológicos. Felizmente, essas medidas trouxeram melhorias para os profissionais da área.
Mas afinal, quais foram as transformações que o RH 4.0 permitiu?
Burocracia minimizada
A tecnologia permitiu que muitas verificações fossem realizadas pelo software, o que eliminou o trabalho manual do profissional de RH. Além disso, a tecnologia reduziu a quantidade de etapas desnecessárias e tornou mais simples algumas delas.
Otimização do tempo
Os avanços da tecnologia, como a automatização de processos e funções, agilizaram o tempo produtivo dos profissionais de RH, que agora com mais tempo podiam focar no bem-estar dos colaboradores, atuar em atividades mais estratégicas e consequentemente entregar melhores resultados para a empresa.
Aumento da produtividade
Com a otimização do tempo de trabalho, o profissional de RH passou a ter mais tempo disponível para a realização de tarefas, o que o tornou mais produtivo em um menor período de tempo.
Atração e Retenção de Talentos
Com as novas ferramentas digitais, foi possível otimizar a atração e a retenção de talentos. Através delas e do trabalho remoto, as empresas podem encontrar o perfil ideal para ocupar uma determinada vaga, esteja ele em outra cidade ou país.
Melhor comunicação
Com o avanço tecnológico, a comunicação entre os colaboradores se tornou mais acessível. Desta forma, as informações passaram a ser passadas de forma eficiente e sem ruídos.
Quais os desafios do RH 4.0?
Para as gerações mais novas, o RH 4.0 faz sentido e atende as demandas do mercado atual. Mas apesar de trazer benefícios e melhorias para os colaboradores e empresa, como qualquer outra novidade do mercado, o RH 4.0 ainda encontra dificuldades para se instalar.
Romper paradigmas das empresas tradicionais
Empresas mais antigas e tradicionais têm dificuldades de visualizar as mudanças no mercado. Consequentemente, elas se sentem confortáveis em continuar atuando como sempre fizeram. É aí que o RH entra, mostrando que o mercado já mudou e que o RH 4.0 não é uma opção e sim uma questão de sobrevivência.
Obter apoio da alta gestão das empresas
Em alguns casos, a alta gestão da empresa não está aberta para diálogo. É papel do RH mostrar as vantagens e benefícios que essas mudanças podem trazer para a empresa e os colaboradores.
Implementar uma nova cultura
Toda empresa possui uma cultura, e ela determina a forma como as pessoas se comportam no dia a dia, seus hábitos e costumes dentro da empresa.
Como qualquer outro hábito, não é tão simples mudá-lo, isso demanda tempo e estratégia. É necessário que o RH defina quais hábitos precisam ser desenvolvidos e quais precisam ser substituídos.
Fique de olho aqui no blog da Magna para mais artigos como este e, não se esqueça, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas:
Telefones: (19) 2121-5180 | (19) 2121-5182
WhatsApp: (19) 99716-3512