Atualmente, uma das questões mais latentes no setor de Recursos Humanos é a necessidade da reinserção de profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho. No Brasil, apenas 17% da força de trabalho é composta por pessoas acima dos 50 anos, e até 2060, 25,5% da população brasileira será composta por pessoas acima dos 60 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desta forma, se o percentual de pessoas mais velhas empregadas não aumentar, o país pode enfrentar escassez de mão de obra nos próximos anos. Por isso, este é um tema essencial, que precisa ser amplamente discutido pelas empresas e seus executivos, já que há muitos tabus para a contratação de novos funcionários com o perfil sênior.
Os desafios da reinserção profissional após os 50 anos são muitos no mundo corporativo atual. O estigma relacionado à idade, vai desde a percepção equivocada de que são mais custosos e menos adaptáveis às mudanças tecnológicas, até a questão da dificuldade de aprendizado e subordinação hierárquica. Mas é muito importante combater estes preconceitos e reconhecer o enorme potencial que estes profissionais mais experientes trazem, com uma série de vantagens importantes para as empresas.
Dentre os diversos benefícios da contratação de profissionais sênior estão o vasto conhecimento acumulado ao longo dos anos; maior assertividade, responsabilidade e segurança no trabalho; estabilidade emocional, resiliência e habilidades interpessoais desenvolvidas; grande lealdade e reconhecimento das oportunidades. Vale destacar ainda que várias pesquisas de Recursos Humanos já demonstraram que funcionários mais velhos, em geral, tendem a ser: mais dedicados, faltando e se atrasando menos; mais comprometidos, alcançando metas e seguindo melhor as diretrizes da companhia; mais preparados para lidar com desafios, suportando pressão e tendo menos crises; e mais criativos, utilizando sua experiência para encontrar melhores soluções para os problemas do dia a dia.
No mercado de trabalho atual, valorizar a diversidade etária é essencial para construir equipes mais sólidas e bem-sucedidas. A contratação sênior não só beneficia as empresas, como também proporciona oportunidades enriquecedoras para os profissionais mais experientes, que desejam continuar contribuindo com suas habilidades e conhecimentos. Por isso, é hora de repensar e reconhecer o potencial desses talentos valiosos.