Que tal ter um colaborador muito mais completo e engajado dentro da sua empresa utilizando apenas o próprio capital humano já contratado? Se você ainda não sabe como conseguir isto e também nunca ouviu falar do “Job Rotation”, não deixe de ler este artigo até o final para aprender como implementar esta metodologia dentro da sua organização.
Assim como na tradução literal para o português, o “Job Rotation” significa rotação/rodízio de trabalho, uma prática que é realizada de forma pontual e temporária. Na prática, trata-se de uma estratégia para a capacitação interna dos colaboradores, em especial daqueles que já estão ou que ainda assumirão cargos de liderança, na qual eles passam a conhecer com profundidade as demais áreas e funções dentro da empresa, com o objetivo de ampliar suas habilidades e competências de forma mais integrada e generalista.
Com esta importante capacitação, é possível tornar estes profissionais muito mais completos, tornando-os mais aptos para os desafios e as tomadas de decisões dentro da organização, agregando ainda valor ao negócio e gerando mais aprimoramento e reconhecimento entre suas equipes. Todos estes benefícios, cabe ressaltar, com um custo bastante reduzido, já que a capacitação ocorre dentro da empresa e utilizando recursos próprios.
Para a escolha do perfil do profissional que participará do programa de “Job Rotation” é necessário que a equipe de Recursos Humanos avalie suas competências e habilidades, bem como a sua capacidade de adaptação, socialização, liderança, engajamento, motivação e produtividade. Outro ponto importante é entender se a estratégia fará sentido para aquele profissional, sendo um método mais direcionado aos colaboradores que assumirão ou que já possuem cargos de gestão/liderança, o que torna necessário um conhecimento aprofundado para o incremento da performance.
Por fim, vale destacar ainda que a rotação de trabalho proporciona desafios inéditos, além de experiências únicas, agregando uma grande vantagem competitiva não apenas para os profissionais em questão, como também para a própria organização.