Por Gustavo Campos de Souza*
Saber identificar o perfil comportamental ideal para a contratação de profissionais em regime de home office é algo fundamental para o sucesso do processo de recrutamento e seleção nesta modalidade de trabalho. E este é um ponto que geralmente gera muitas dúvidas dentro das empresas, já que muitos gestores ainda não sabem ao certo como conseguir localizar e validar a contratação destes talentos de forma assertiva, mantendo a qualidade e a produtividade dos serviços nesta realidade do home office.
Para isto, há algumas orientações importantes a serem consideradas, que certamente contribuirão nesta missão. A primeira delas é realizar o levantamento e a análise do perfil comportamental do candidato, buscando verificar quais são as suas características dominantes. Depois disto, é preciso elencá-las em categorias e realizar uma análise criteriosa, cruzando os dados obtidos com o perfil necessário/desejado para a contratação na modalidade remota de trabalho. Desta forma, é possível checar se o profissional possui as capacidades e habilidades fundamentais para atender ao que é esperado no posto de trabalho em questão em home office.
Dentre as principais qualidades e especificidades que são esperadas em um perfil comportamental ideal para o regime de trabalho remoto estão: organização, foco, disciplina, boa comunicação, autocrítica, resiliência, comprometimento, adaptabilidade, independência, visão integrada e controle emocional. E, é claro, que tudo isto ainda precisa ser somado com a capacitação técnica exigida para aquele posto de trabalho e a facilidade no uso dos recursos e ferramentas digitais.
O trabalho na modalidade de home office tem se consolidado como uma das principais transformações e tendências no mercado corporativo atual, com o estabelecimento de rotinas mais flexíveis e a possibilidade de atendimento remoto, oferecidas aos profissionais que podem exercer suas funções à distância.
*Gustavo Campos de Souza é Diretor Executivo da Magna Executive Search