Por Gustavo Campos de Souza*
Em um cenário corporativo sempre em constante evolução, a intersecção entre a expertise tradicional, realizada pelo consultor de recrutamento, e as inovações trazidas pela Inteligência Artificial (IA) surgem como uma nova forma híbrida de proporcionar contratações ainda mais estratégicas e assertivas para as empresas. Enquanto a IA revoluciona os processos, colaborando com a complexidade da análise de dados e estatísticas, a expertise e vivência do consultor de recrutamento, realizando via métodos tradicionais suas entrevistas e assessments, traz o aval comportamental necessário para garantir o sucesso na aquisição de novos talentos.
A sinergia entre os recrutadores humanos e a IA deve elevar o serviço de recrutamento à um novo patamar, trazendo uma coexistência muito positiva. Neste novo paradigma do recrutamento, a IA acelera, automatiza e computa as informações, enquanto que os recrutadores acrescentam o entendimento humano ao contexto, com a avaliação perspicaz da esfera comportamental, a fim de discernir e interpretar o contexto total.
Dentre os diferenciais humanos, que a meu ver ainda não foram substituídos no trabalho de recrutamento e seleção para posições de alto nível, e que podem escapar à análise algorítmica, está a compreensão aprofundada do contexto organizacional (necessidades específicas dos executivos da empresa, da equipe e do departamento) e do mercado (momento atual e estratégias da empresa para médio e longo prazos), pontos sempre muito abordados nos alinhamentos de perfil aqui na MAGNA Executive Search. Outro fator humano importante neste processo é a capacidade de avaliação de habilidades interpessoais, empatia e soft skills, nas quais são avaliadas como se dão as interações e reações genuínas dos candidatos durante as entrevistas.
Já a IA com sua capacidade de análise mais rápida e abrangente de dados pode, por exemplo, ajudar o trabalho de criação de uma descrição de cargo, anúncio de vaga, fazer o recrutamento em uma triagem inicial de currículos (desde que levados em consideração os devidos cuidados na customização dos critérios mandatórios e especificidades do cargo buscado), refinando o material que passará pela avaliação humana.
A colaboração entre os recrutadores humanos e a IA associa a habilidade humana incomparável de discernir e interpretar com a tecnologia do rápido processamento de dados. Uma união que deve se tornar cada vez mais forte ao longo dos próximos anos, para entregar um trabalho de recrutamento ainda mais eficaz e estratégico, propiciando ganhos importantes para as consultorias e seus clientes.