Você já pensou em contar com profissionais de 50 anos ou mais em sua empresa ou departamento? Se a resposta for não, sugiro que você passe a repensar esta questão. Afinal, muitas companhias já estão revendo os seus conceitos em relação às restrições de faixa etária e estão contratando mais profissionais a partir de 50 anos como força de trabalho em seus negócios.
Este é um movimento que chega para derrubar barreiras e ganha cada dia mais força, trazendo uma nova mentalidade e perspectiva para o mercado profissional atual, já que esta faixa da população permanece economicamente ativa e cresce anualmente em volume, tendo muito ainda a oferecer.
Diferentemente do que muitos pensam, possíveis entraves como a questão da perspectiva de salário alto, baixa flexibilidade, desatualização profissional e conflitos com outras gerações, tendem a ser minimizados e até mesmo invalidados, em razão destes profissionais ainda desejarem continuar trabalhando. Inclusive, muitas vezes, eles estão dispostos a mudar de área de atuação e a buscar mais capacitação. Outro ponto importante é que os executivos e trabalhadores desta faixa etária contribuem significativamente para o enriquecimento do ambiente corporativo, proporcionando experiência, conhecimento, inteligência emocional e diversidade para as empresas.
Vale destacar ainda que, mais do que uma questão de tendência e mudança de mentalidade corporativa, a permanência dos profissionais 50+ no mercado de trabalho é uma necessidade econômica no país, já que caminhamos a passos largos em direção ao envelhecimento da população brasileira, aumentando significativamente o número de idosos no país, o que nos levará a enfrentar o problema de falta de mão de obra em pouco tempo, principalmente, a qualificada. Portanto, repense e valorize a contribuição que estes profissionais podem dar à sua empresa e ao seu negócio.