A aquisição e retenção de talentos é um dos fatores vitais para o sucesso de uma empresa. Sem capital humano, as companhias não passam de simples edificações e maquinários parados e sem estratégias. Os profissionais são absolutamente essenciais para a sobrevivência dos negócios, possibilitando que as empresas produzam seus bens e serviços, com alto nível de qualidade e eficiência.
Para se manterem lucrativas e competitivas, as corporações precisam dos melhores talentos do mercado em seu quadro de colaboradores e de lideranças. Para isto, porém, é necessário que elas se estabeleçam e sejam reconhecidas pelo mercado como “marcas empregadoras”, que é a forma como são denominadas as empresas que despertam o desejo dos melhores profissionais do mercado.
Esta percepção extremamente positiva sobre a companhia é essencial para o recrutamento e a seleção de candidatos, bem como para a retenção de talentos de grande valor no seu quadro de funcionários. A ótima reputação da empresa atua como um imã na atratividade de uma força de trabalho altamente capacitada e hábil, que será responsável por grande parte das soluções e inovações nas rotinas e nos processos em várias áreas da corporação, possibilitando que o negócio possa crescer e se tornar uma referência em seu ramo de atuação.
O investimento nesta estratégia é essencial como diferencial competitivo e, por isso, traz muitas vantagens para as “marcas empregadoras”, tais como: diminuição da rotatividade de profissionais, com a redução de passivo trabalhista e custos com rescisões; mais produtividade e qualidade nas entregas, com melhor desempenho nas atividades e tomadas de decisões; ambiente e clima organizacional otimistas e prósperos, com incentivos e benefícios; reforço da marca diante dos concorrentes, com colaboradores que se tornam embaixadores do negócio.
Seja uma marca com a qual as pessoas desejam trabalhar e alcance grandes resultados!
*Gustavo Campos de Souza é Diretor Executivo da Magna Executive Search