Por Gustavo Campos de Souza*
Todos os dias, as lideranças enfrentam muitos desafios de comunicação na rotina de trabalho com os colaboradores dentro das companhias. A arte de se comunicar bem, com assertividade, clareza e empatia, nem sempre é algo natural e de amplo domínio dos gestores nas empresas. Por isso, é algo que precisa e deve ser trabalhado internamente sempre, com treinamentos constantes, para a melhoria da habilidade comunicacional dos indivíduos.
A comunicação feita da forma correta é a chave para uma relação de trabalho produtiva e bem-sucedida. Por isso, líderes que cometem muitos erros de comunicação podem gerar cenários de tensão e conflito com seus funcionários, criando um ambiente de trabalho negativo. Então, para se obter sucesso nesta tarefa, as lideranças devem saber se comunicar de forma efetiva verbalmente e não verbalmente, sabendo também ouvir a todos sem julgamentos prévios e atitudes proibitivas.
No dia a dia, são vários os erros de comunicação possíveis de serem cometidos, que podem impactar negativamente na relação entre líder e colaborador. Os equívocos mais comuns e que devem ser evitados são: falta de objetividade e clareza; tom de voz inadequado (muito alto, intimidador); uso de linguagem imprópria para o ambiente corporativo; pouco domínio ou conhecimento sobre o que sendo falado; ausência de diálogo aberto e habilidade de escuta; pouca empatia nas colocações; e expressões faciais inconvenientes.
Para evitar cometer estes e outros erros, é importante que o profissional esteja ciente de suas limitações comunicacionais e busque cursos e treinamentos para aprimorá-las, a fim de se tornar uma liderança ainda melhor na gestão de suas equipes de trabalho. Vale lembrar ainda que, ao cometer um erro de comunicação, é fundamental que sejam tomadas as medidas necessárias para a correção, o mais rápido possível. É preciso entender e assumir as consequências, pedir desculpas, quando necessário, e evitar cometer os mesmos erros novamente.
*Gustavo Campos de Souza é Diretor Executivo da Magna Executive Search