A tecnologia deixou de ser um facilitador e se tornou fundamental em nossas vidas. Aplicativos, sites, plataformas, banco de dados. Esses são só alguns exemplos de milhares tecnologias que usamos e dependemos na sociedade atual.
Mas atrás de cada tecnologia nova, existe uma pessoa responsável por criá-la: o profissional de TI. Uma vez que o processo de recrutamento de bons profissionais, no geral, já não é uma missão fácil, ele se torna ainda mais desafiador quando envolve profissionais da área da tecnologia.
Por conta do mercado competitivo, o profissional de TI pode escolher a oportunidade ideal para ele, já que a “demanda é maior que a oferta”, diferente da maioria das outras áreas de trabalho. Por esse e outros motivos, muitas vezes o profissional de RH apresenta dificuldades para encontrar a pessoa ideal para a vaga de TI.
Mas quais são as atenções que o profissional de RH precisa ter durante o recrutamento?
Alta Demanda
Nos últimos anos houve um aumento no número de especialistas de TI. Apesar disso, a demanda por esses profissionais também aumentou consideravelmente, o que tornou este mercado mais concorrido e dificultou a escolha do candidato ideal.
Benefícios
Os benefícios que todas as empresas já oferecem pode não ser o suficiente para interessar ou manter um profissional qualificado dentro da empresa. É preciso que a organização ofereça diferenciais aos seus colaboradores, como horários flexíveis, possibilidade de home office, dress code informal, entre outros.
Cultura Organizacional
É comum que alguns profissionais não se adaptem ao ambiente de trabalho por não terem o fit cultural com a organização. Nessa situação, o rendimento do colaborador cai, prejudicando tanto ele quanto a empresa. Por isso, é extremamente importante que o profissional de RH analise se o candidato se identifica com a cultura e os valores da empresa.
Testes práticos
Mas claro, se identificar com a cultura e os valores da empresa não é suficiente. O conhecimento e competência técnica são muito importantes e precisam ser levados em conta. Por isso, os candidatos devem ser bem avaliados, seja por meio de testes, portfólio de trabalhos desenvolvidos ou outras formas.
Como o objetivo é conhecer as competências dos candidatos e analisar suas habilidades, uma boa ideia é contar com a ajuda da equipe de TI da empresa para avaliar esses conhecimentos e realizar os procedimentos definidos.
Motivação
A tecnologia está em constante mudança, e consequentemente, a TI também. A fim de se manter atualizados, os profissionais da área precisam continuar estudando. Para alguns, a falta de motivação pode tornar esses estudos um pouco mais difíceis. Cabe ao RH analisar a situação e manter os profissionais motivados, para que assim a empresa siga atualizada e continue permeando as melhores e mais modernas práticas de mercado em seu contexto organizacional.
Retenção de Talentos
Segundo uma pesquisa realizada pela Vulpi, apenas 1 a cada 10 profissionais de TI não está aberto para novas oportunidades de empregos, ou seja, é muito importante que o RH atue também na retenção de talentos.
O funcionário precisa saber exatamente o que a empresa espera dele, quais são os impactos dos seus trabalhos e quais pontos podem ser melhorados. Por isso, treinamentos, feedbacks e avaliações são essenciais.
Fique de olho aqui no Blog da Magna para mais artigos como este e, não se esqueça, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas:
Telefones: (19) 2121-5180 | (19) 2121-5182
WhatsApp: (19) 99716-3512