Mesmo sendo um assunto bastante falado, o autoconhecimento ainda é uma prática pouco exercida, pois trata-se de um processo que exige uma reflexão profunda.
Na maioria das vezes, percebemos quem somos pela maneira que agimos diante das dificuldades e os obstáculos da vida.
Mas você sabia que o autoconhecimento pode ser trabalhado?
O que é autoconhecimento?
Em poucas palavras, autoconhecimento é a capacidade de olhar para dentro de si e saber identificar os seus defeitos e virtudes, assim como suas forças e fraquezas. Não é um julgamento, mas um processo de compreensão dos detalhes que fazem de você a pessoa que você é.
Por que o autoconhecimento é importante?
Ao contrário do que se imagina, o autoconhecimento não é egoísta. Uma pessoa capaz de compreender seus próprios conflitos consegue olhar para o outro com generosidade e empatia. Ao pensar em nós mesmos, deixamos de tecer julgamentos a terceiros.
Além disso, o autoconhecimento permite entendermos mais sobre nossas vontades, facilitando o reconhecimento de nossas metas e objetivos. Sendo assim, o autoconhecimento é importante para sermos pessoas mais realizadas.
No âmbito pessoal, alguns ganhos são: melhoria nos relacionamentos, aumento da automotivação, mais compreensão dos nossos sentimentos e ações e mais empatia com o próximo. Já no âmbito profissional: mais alinhamento com as necessidades do trabalho e aumento das oportunidades de construir uma carreira promissora.
Como buscar o autoconhecimento?
Existem diferentes formas de buscar o autoconhecimento, mas todas elas exigem concentração, determinação e dedicação.
A maneira mais fácil de alcançar o autoconhecimento é através da inteligência emocional, pois ambas andam de mãos dadas.
Questione-se e analise a si mesmo
Quem você é? O que você gosta de fazer? Quais são suas principais qualidades? Apesar de todas as perguntas serem simples, elas não são tão fáceis de serem respondidas.
Essas perguntas poderosas podem acelerar o processo de autoconhecimento e trazer diversos benefícios tanto para a sua vida pessoal quanto profissional.
Defina objetivos e metas
Quando descobrimos quem somos, fica mais fácil definir quais são as nossas metas e objetivos.
Durante esse processo é importante ser sincero sobre quem você é e quem deseja ser, a partir daí, não será difícil visualizar quais são as suas opções de caminhos e escolher qual você deseja seguir.
Inspire-se em outras pessoas
Você tem alguém como referência? Quem te inspira? Por que você o admira?
Ter uma pessoa como referência pode ser uma motivação para você buscar esse conhecimento.
Execute seus planos
Após definir quais são os seus objetivos e metas, é necessário tirar do papel. Nesse passo, muitas pessoas falham. Mudar, sair da bolha, da rotina, não é algo fácil. Demanda muita força e determinação.
Saber onde você está é o primeiro passo de chegar onde você quer ir. Mas lembre-se: você está em constante mudança, então a jornada de autoconhecimento é um processo contínuo.
A Magna tem algumas ferramentas que poderão te auxiliar nessa análise, como: DISC /PPA – Comportamento, HUMANGUIDE – Perfil motivacional, HPTI – Potencial de liderança, GIA – Aptidão e HOGAN – Liderança.
Fique de olho aqui no blog da Magna para mais artigos como este e, não se esqueça, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas:
Telefones: (19) 2121-5180 | (19) 2121-5182
WhatsApp: (19) 99716-3512