A entrevista é a fase mais importante durante o processo seletivo. Tudo o que você falar será anotado e lembrado. Sendo assim, tenha foco, procure estar atento à receptividade do entrevistador. Alguns candidatos pecam pelo excesso de detalhes, tornando a entrevista cansativa e improdutiva ou sendo raso nas respostas, o que torna a entrevista desinteressante ou demonstra desmotivação no processo seletivo.
É importante demonstrar organização mental. Dessa forma, mencione sua carreira com domínio dos fatos. Fica mais fácil compreender seu histórico profissional quando menciona sua trajetória com organização cronológica das datas, o que também te ajudará a não se perder nos contextos mais importantes da sua carreira.
Seu discurso deve ter total veracidade e estar em coerência com dados do seu CV. Ao mencionar suas vivências anteriores, procure relatar fatos que foram importantes e evite falar mal das pessoas com quem trabalhou ou das empresas as quais passou.
Seu linguajar deve ser polido e claro, evitando o uso de palavrões, gírias ou vícios de linguagem. Procure mencionar evidências que comprovem sua experiência profissional, relatando cases de sucesso. Reforce as competências que imagina fazer sentido e ir de encontro ao que é esperado para o cargo que está concorrendo.
Sua postura também diz muito sobre você. Manifeste suas emoções com equilíbrio e discernimento e mantenha o contato profissional, sem ser invasivo. Tenha cuidado pois é uma linha muito tênue entre você ser simpático e cordial (bem visto) ou ser muito íntimo e informal (malvisto). Faça contato visual, “olhe no olho”, demonstre segurança e receptividade.
É válido lembrar que o ideal é deixar o seu celular desligado ou no silencioso. Caso realmente necessite estar atento a ele devido a alguma emergência, comunique previamente o entrevistador.
Para mais dicas, acesse nosso post com Dicas Após a Entrevista.